sábado, 3 de dezembro de 2011

Projeto VI - Tarefa X

VISÃO

O PSISO
é um sistema de atendimento psicológico online realizado por chatterbots para usuários que não disponibilizam de dinheiro ou tempo para consultar-se com psicólogos tradicionais. É baseado na idéia de aproveitamento da tecnologia de inteligência artifical para melhorar a qualidade de vidas das pessoas.

REQUSITOS FUNCINAIS

O sistema deve prover mais de um chatterbot para que o usuário escolha uma abordagem psicológica.

O usuário começa uma conversa com o chatterbot, para cada frase o sistema deverá devolver uma pergunta ou resposta ao usuário.

O sistema deve permitir que o usuário troque de chatterbot.

O sistema permita que o usuário compartilhe e recomende o atendimento com algum chattebot pela rede social Facebook.

REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS

O sistema deve incoporar abordagens picológicas alternativas para o usuário escolher, por exemplo, comportamental, analítica ou cognitiva.

O chatterbot deve incoporar uma abordagem psicológica e instigar conversas com o usuário de acordo a abordagem e o contexto da consulta.

O sistema deve apresentar outros psicólogos(chattebots) ao usuário.

Os bots devem treinados para aprender mais sobre as suas respectivas abordagens psicológicas. O treinamento é realizado por botmasters, pessoas responsáveis pelo controle dos bots.

A consulta deve ser realizada em inglês, que é o idioma utlizado pelos protótipos de chatterbots do servidor.

PLANO DE NEGÓCIO

O sistema será hospedado gratuitamente em um servidor que já disponibiliza protótipos de chatterbots. Qualquer pessoa com acesso a internet poderá se consultar. O custo da aplicação será apenas de criar a interface e incorporar o compartilhamento e recomendamendo pela rede social Facebook e dos botmasters.

LINK DO SCRUMY

http://scrumy.com/psiso

FERRAMENTA E AMBIENTE UTILIZADO

O sistema é desenvolvido com AIML (Artifical Inteligence Markup Language) na implementação da conversa com os bots. É estruturado em HTML no servidor pandorabots.

O sistema será um mashup que incorpora as funcionalidades de compartilhamento do Facebook no servidor pandorabots.

ESTRATÉGIA DE SUCESSO DA APLICAÇÃO

O consulta é gratuira, a conversa com um psicólogo online desperta curiosidade e interesse nos usuários e o sistema permite o compartilhamento no Facebook possibilitando uma grande difusão entre o público alvo (pessoas com acesso a internet e que passam tempo suficiente conectados para realizar uma consulta online).

LINK DA APLICAÇÃO DESENVOLVIDA

http://www.pandorabots.com/pandora/talk?botid=e951f583de342386

O slide da apresentação pode ser visualizado abaixo:

Psiso
View more presentations from xatranx.

Estratégias para sucesso da aplicação Psicólogo Social Online

Sem dúvida um dos fatores que mais contribui para o potencial sucesso da aplicação dos psicólogos sociais online é necessidade de inovação no mundo de hoje. Inovação no sentido de fazer diferente o que já existe, criar um novo produto/serviço. Esta é uma ideia inovadora, já que o estágio de desenvolvimento de psicólogos robôs é baixo e eles ainda não são usados com fins comerciais. O que gera um mercado potêncial grande e também um risco de fracasso considerável.


Para reduzir este risco, a experiência do usuário deve ser cada vez mais aprimorada, de maneira que ele irá se sentir cada vez mais confortável e satisfeito com as consultas online. Seja pelos modelos de aprendizado, pelas recomendações de diferentes psicólogos ou uso de abordagens concorrentes na área da psicologia.


Outra estratégia de peso é o uso das redes sociais integradas ao divã virtual. Com isto, abre a possibilidade do marketing viral, em que uma pessoa feliz com os seus resultados recomenda o psicólogo que o consultou para seus amigos/seguidores.


A interface visual com mecanismos de recomendação e comentários é criada pensando em estimular formas de engajamento do usuário. Esta estratégia é uma forma de melhoria continua por vários caminhos da aplicação. Quando o usuário dá um feedback negativo, os administradores da aplicação devem se preocupar em corrigir/reconfigurar os chatterbots. Caso seja positivo, eles devem disseminar o conhecimento de um psicólogo para outros que sejam menos recomendados.

sábado, 29 de outubro de 2011

PROJETO VI - Tarefa B

Para visualizar o modelo inteiro, pressione o campo vermelho e arraste pelo resto do modelo no ícone abaixo e à direita na imagem do modelo abaixo.

PROJETO VI - Tarefa C

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Café com Letras - do 0.0 ao 2.0

Escolhemos como exemplo de empresa no ramo de gastronomia e shows o Café com Letras, um estabelecimento localizado na Savassi, cuja proposta é ser um ambiente cultural: com uma biblioteca para leitura, apresentação de shows (em geral de jazz) e preparo de pratos refinados.

Mostraremos agora como ela se enquadra nas eras das organizações até se tornar uma empresa 2.0:


Café com Letras – Era 0.0

  • Restaurante tradicional fundado em 1996 por três sócios no coração da Savassi.
  • Os sócios eram os funcionários da casa e faziam toda a administração do local
  • Inicialmente era um local para se ler livros e tomar café (vendia apenas alguns salgados).
  • Não haviam filiais e as pessoas conheciam o local apenas por propaganda boca-a-boca
  • TI baseava-se em criar planilhas para controle gerencial


Café com Letras – Era 1.0

  • Com a expansão dos negócios foram contratados funcionários a quem eram delegadas as funções operacionais do café
  • O estabelecimento começa a participar de projetos culturais, se tornando um palco para shows de jazz
  • Cria um cardápio refinado e diversificado com pratos finos e elegantes
  • É criado o site (http://www.cafecomletras.com.br/) onde é mostrada a programação de shows, cardápio e informações sobre localização / reservas


Café com Letras – Era 2.0

  • A empresa se consolida no ramo gastronomico e shows, recebendo grandes nomes do jazz e criando pratos cada vez mais ousados
  • A interação entre o café e o cliente passa para um novo patamar com a integração de seu site com as redes sociais (twitter / facebook) e a divulgação de vídeos no Youtube
  • Os clientes passam a receber informações personalisadas sobre eventos e promoções via SMS em seus celulares e via newsletter por email
  • Com o feedback recebido das redes sociais foi possível melhorar ainda mais a qualidade do serviço e adaptar-se as demandas do segmento de mercado explorado

Trabalho desenvolvido para a disciplina Aplicação de Software Social UFMG

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Resumo das atividades

A primeira postagem do blog referiu-se à filtragem de informação, escrito por Jorge Lúcio. Devido à abundância de informações no mundo atual, muitas pessoas recorrem à filtragem das mesmas por meio da popularidade (maior acesso). Nas palavras do autor, muitas pessoas “só buscam conhecer mais e consumir aquilo com que um número considerável de pessoas já entrou em contato”. Houve dois comentários para essa postagem, mostrando ser a filtragem pela popularidade uma boa maneira de filtrar informação na internet. Entretanto, conforme é dito no segundo comentário, “nem toda informação popular será útil”. Há outras formas de se filtrar a informação na internet, como por exemplo, a escolha de uma posição, caso em que o leitor seleciona a informação de acordo assuntos e posições com os quais se identificam.

A segunda postagem abordou o tema do ciclo da informação, tendo em vista as fases apresentadas no livro "A Organização do Conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões", de Chun Wei Choo, (mudança ecológica, interpretação, seleção/filtragem e retenção). Questionou-se sobre a relevância da formação de estoque de capital intelectual em uma organização para sua sustentabilidade no longo prazo. Os respondentes afirmaram ser importante a absorção do capital intelectual, justificando, dentre outros, maior lucratividade, melhor conhecimento do ambiente externo e interno e possibilidade de reação às mudanças imprevisíveis.

A terceira postagem discute sobre a tendência e importância do conhecimento reproduzido na internet. O autor do comentário dessa postagem relatou a facilidade de obtenção da informação na internet, a custo praticamente zero e de forma rápida. Apesar disso, não confia na informação disponível na internet, precisando pesquisar em várias fontes diferentes para obter o conhecimento, mostrando ser essa uma medida de bom-senso que todos deveriam ter ao procurar por informações na internet.

Por fim, foi postado sobre os impactos da obtenção fácil de informações na internet. Foi mostrado que essa facilidade interfere o processo de aprendizagem e, consequentemente, o processo de criação do conhecimento. Essa postagem não teve comentários.

Abundância de informação e o processo de criação do conhecimento

De acordo com o texto Conhecimentos e suas características atuais: ABUNDÂNCIA, "O conhecimento explodiu". Isso significa o conhecimento está em toda parte. Há uma quantidade cada vez maior de informações disponíveis nos diversos canais de comunicação (jornais, televisão, livros, Internet, entre outros). Se, por um lado, essa característica do mundo atual contribui para a disseminação do conhecimento, por outro, ela impõe barreiras à aquisição desse conhecimento e, de certa forma, para a criação de outros conhecimentos.

A facilidade com que a informação circula no mundo de hoje contribui, por exemplo, para a cópia de textos quando da realização de trabalhos escolares e leva, até mesmo, a fenômenos como o plágio. Nesse sentido, impacta o processo de aprendizagem. Segundo reportagem do dia 28 de agosto de 2011 do programa Fantástico, da Rede Globo, existem inúmeros serviços de venda de trabalhos escolares e trabalhos de conclusão de curso, muitos deles baseados em cópias e plágios de trabalhos anteriores.

Para um adequado processo de aprendizagem, é necessário que o aluno, a partir de leituras realizadas e do conhecimento já adquirido, faça uma análise crítica do assunto, emita sua própria opinião e, assim, internalize o novo conhecimento. Como consequência dessa internalização, facilita-se o processo de criação do conhecimento, dado que o indivíduo interpretará as informações e os conhecimentos já existentes com um novo olhar.

Tendo isso em vista, como você analisa o processo de criação do conhecimento a partir de todas as informações e conhecimentos disponibilizados na Internet? Como você analisa o fenômeno do plágio nesse contexto?

Conhecimento: Reconstruir com dutos

É interessante ressaltar o aspecto dinâmico que os meios de transmissão do conhecimento estão ganhando. Antigamente os cientistas com mais status publicavam livros que se tornavam a bíblia do grande saber sobre sua área. Ainda que fosse conhecimento de áreas diversos, estes eram selecionados e agrupados enciclopédias, como a famosa Barsa. Essas publicações possuem forma estática de produção de cnhecimento.

Hoje em dia está cada vaz mais em voga sites colaboativos a Wikipedia, redes sociais e Fóruns. Esses sites afastam-se do estilo tradicional de construção de uma enciclopédia devido à grande presença de conteúdo não-acadêmico. A resvista Times reconheceu "Você" como a pessoa doa ano de 2006, devido ao sucesso acelerado da colaboração online e a interação de milhões de usuários ao redor do mundo, citou a Wikipédia como um dos vários exemplos de serviços Web 2.0, juntamente com o Youtube, MySpace e Facebook.

Uma questão interessante a se pensar sobre essa tendência é até onde vai a importância desse conhecimento sendo reproduzido em conjunto na internet.

Ciclo da Informação


Um teórico da ciência da informação que tem contribuido muito para o assunto informação/conhecimento é Chun Wei Choo. Seu livro "A Organização do Conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões" é obrigatório para todo tipo de empresa hoje em dia.



Ele considera questões como o fluxo da informação c
omeçando de uma mudança ecológica (alteração no meio), uma fase de interpretação dessa mudança, depois uma seleção ou filtragem onde há tambem a busca de dados com intuito explicar essa mudança, culminando na fase de retenção que é quando os agentes aprendem sobre aquilo que foi adquirido de conhecimento.

Quanto vocês acham que é relevante a formação de um estoque de capital intelectual em uma organização para sua sustentabilidade no longo prazo?

sábado, 27 de agosto de 2011

Abundância de Informação: A filtragem pela popularidade

Dado o grande volume de informação gerado todos os dias, que vai desde textos jornalísticos até a vídeos de humor, fica a pergunta de como filtrar esse conhecimento. Muitas pessoas fazem essa filtragem através da popularidade, ou seja, só buscam conhecer mais e consumir aquilo com que um número considerável de pessoas já entrou em contato. Como exemplo pode-se citar as pessoas que só assistem os vídeos mais acessados do YouTube, só leem as notícias mais compartilhadas pelo Facebook, só ouvem as músicas do Top 10 ou só assistem os filmes sucessos de bilheteria.

Seria essa a melhor maneira de filtrar a informação? Esse método se aplicaria bem a todas as pessoas? Quais são as vantagens e desvantagens desse método? Fique livre para citar outros métodos que você usa e compará-los com a filtragem pela popularidade.