Dado o grande volume de informação gerado todos os dias, que vai desde textos jornalísticos até a vídeos de humor, fica a pergunta de como filtrar esse conhecimento. Muitas pessoas fazem essa filtragem através da popularidade, ou seja, só buscam conhecer mais e consumir aquilo com que um número considerável de pessoas já entrou em contato. Como exemplo pode-se citar as pessoas que só assistem os vídeos mais acessados do YouTube, só leem as notícias mais compartilhadas pelo Facebook, só ouvem as músicas do Top 10 ou só assistem os filmes sucessos de bilheteria.
Seria essa a melhor maneira de filtrar a informação? Esse método se aplicaria bem a todas as pessoas? Quais são as vantagens e desvantagens desse método? Fique livre para citar outros métodos que você usa e compará-los com a filtragem pela popularidade.
Com a internet, houve uma mudança no fluxo da informação, hoje a maior parte da informação chega até nós, diferente de antes que as pessoas que precisavam sair em busca delas.
ResponderExcluirOs usuários então ficam perdidos a meio de tudo isso e, por não saberem administrar o conteúdo,se restringem apenas ao que é popular, mas nem sempre (ou quase nunca) é o que precisamos.
Com essa inversão e excesso de dados na rede, os usuários possuem uma necessidade de filtros que diminuam os dados e auxiliem em sua busca. A fim de resolver isso, empresas como Google e Facebook, tentam traçar um perfil de seus usuários e, a partir de suas características, geram resultados diversificados para uma mesma busca, porém, essa especificação de conteúdo também pode ser prejudicial uma vez que informações importantes possam ser ocultadas para certos usuários.
Por isso, o que é preciso é um aprendizado para saber como buscar o conhecimento que queremos, só nós mesmos podemos definir o que é bom ou o que não presta.
Acredito que a melhor maneira de se filtrar a informação seja de modo a abranger a maior quantidade de pontos de vista possível, sem perder a relevância. Entretanto, nenhum método se aplicará bem a todas as pessoas. A filtragem pela popularidade é vantajosa na medida em que a informação, ao se tornar popular, já passou pelo filtro de muitos indivíduos, o que pode significar que de fato ela possui alguma relevância. Em contrapartida, nem toda informação popular será útil. Exemplo disso são vídeos virais na internet que pouco acrescentam ao nosso dia a dia. Outra maneira de se filtrar as informações disponíveis na internet é a escolha de uma posição. Neste caso, a informação é selecionada de acordo com veículos com que a pessoa se identifique, em detrimento de outras posições. Como exemplo, aqueles leitores que preferem ler Caros amigos à revista Veja.
ResponderExcluir