terça-feira, 30 de agosto de 2011

Resumo das atividades

A primeira postagem do blog referiu-se à filtragem de informação, escrito por Jorge Lúcio. Devido à abundância de informações no mundo atual, muitas pessoas recorrem à filtragem das mesmas por meio da popularidade (maior acesso). Nas palavras do autor, muitas pessoas “só buscam conhecer mais e consumir aquilo com que um número considerável de pessoas já entrou em contato”. Houve dois comentários para essa postagem, mostrando ser a filtragem pela popularidade uma boa maneira de filtrar informação na internet. Entretanto, conforme é dito no segundo comentário, “nem toda informação popular será útil”. Há outras formas de se filtrar a informação na internet, como por exemplo, a escolha de uma posição, caso em que o leitor seleciona a informação de acordo assuntos e posições com os quais se identificam.

A segunda postagem abordou o tema do ciclo da informação, tendo em vista as fases apresentadas no livro "A Organização do Conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões", de Chun Wei Choo, (mudança ecológica, interpretação, seleção/filtragem e retenção). Questionou-se sobre a relevância da formação de estoque de capital intelectual em uma organização para sua sustentabilidade no longo prazo. Os respondentes afirmaram ser importante a absorção do capital intelectual, justificando, dentre outros, maior lucratividade, melhor conhecimento do ambiente externo e interno e possibilidade de reação às mudanças imprevisíveis.

A terceira postagem discute sobre a tendência e importância do conhecimento reproduzido na internet. O autor do comentário dessa postagem relatou a facilidade de obtenção da informação na internet, a custo praticamente zero e de forma rápida. Apesar disso, não confia na informação disponível na internet, precisando pesquisar em várias fontes diferentes para obter o conhecimento, mostrando ser essa uma medida de bom-senso que todos deveriam ter ao procurar por informações na internet.

Por fim, foi postado sobre os impactos da obtenção fácil de informações na internet. Foi mostrado que essa facilidade interfere o processo de aprendizagem e, consequentemente, o processo de criação do conhecimento. Essa postagem não teve comentários.

Um comentário: