terça-feira, 30 de agosto de 2011

Abundância de informação e o processo de criação do conhecimento

De acordo com o texto Conhecimentos e suas características atuais: ABUNDÂNCIA, "O conhecimento explodiu". Isso significa o conhecimento está em toda parte. Há uma quantidade cada vez maior de informações disponíveis nos diversos canais de comunicação (jornais, televisão, livros, Internet, entre outros). Se, por um lado, essa característica do mundo atual contribui para a disseminação do conhecimento, por outro, ela impõe barreiras à aquisição desse conhecimento e, de certa forma, para a criação de outros conhecimentos.

A facilidade com que a informação circula no mundo de hoje contribui, por exemplo, para a cópia de textos quando da realização de trabalhos escolares e leva, até mesmo, a fenômenos como o plágio. Nesse sentido, impacta o processo de aprendizagem. Segundo reportagem do dia 28 de agosto de 2011 do programa Fantástico, da Rede Globo, existem inúmeros serviços de venda de trabalhos escolares e trabalhos de conclusão de curso, muitos deles baseados em cópias e plágios de trabalhos anteriores.

Para um adequado processo de aprendizagem, é necessário que o aluno, a partir de leituras realizadas e do conhecimento já adquirido, faça uma análise crítica do assunto, emita sua própria opinião e, assim, internalize o novo conhecimento. Como consequência dessa internalização, facilita-se o processo de criação do conhecimento, dado que o indivíduo interpretará as informações e os conhecimentos já existentes com um novo olhar.

Tendo isso em vista, como você analisa o processo de criação do conhecimento a partir de todas as informações e conhecimentos disponibilizados na Internet? Como você analisa o fenômeno do plágio nesse contexto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário