Escolhemos como exemplo de empresa no ramo de gastronomia e shows o Café com Letras, um estabelecimento localizado na Savassi, cuja proposta é ser um ambiente cultural: com uma biblioteca para leitura, apresentação de shows (em geral de jazz) e preparo de pratos refinados.

Mostraremos agora como ela se enquadra nas eras das organizações até se tornar uma empresa 2.0:
Café com Letras – Era 0.0 |
- Restaurante tradicional fundado em 1996 por três sócios no coração da Savassi.
- Os sócios eram os funcionários da casa e faziam toda a administração do local
- Inicialmente era um local para se ler livros e tomar café (vendia apenas alguns salgados).
- Não haviam filiais e as pessoas conheciam o local apenas por propaganda boca-a-boca
- TI baseava-se em criar planilhas para controle gerencial
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Café com Letras – Era 1.0 |
- Com a expansão dos negócios foram contratados funcionários a quem eram delegadas as funções operacionais do café
- O estabelecimento começa a participar de projetos culturais, se tornando um palco para shows de jazz
- Cria um cardápio refinado e diversificado com pratos finos e elegantes
- É criado o site (http://www.cafecomletras.com.br/) onde é mostrada a programação de shows, cardápio e informações sobre localização / reservas
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Café com Letras – Era 2.0 |
- A empresa se consolida no ramo gastronomico e shows, recebendo grandes nomes do jazz e criando pratos cada vez mais ousados
- A interação entre o café e o cliente passa para um novo patamar com a integração de seu site com as redes sociais (twitter / facebook) e a divulgação de vídeos no Youtube
- Os clientes passam a receber informações personalisadas sobre eventos e promoções via SMS em seus celulares e via newsletter por email
- Com o feedback recebido das redes sociais foi possível melhorar ainda mais a qualidade do serviço e adaptar-se as demandas do segmento de mercado explorado
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Trabalho desenvolvido para a disciplina Aplicação de Software Social UFMG
Podemos ver que a utilização de softwares sociais é bastante grande na empresa "Café com Letras". Já existe uma boa integração entre o negócio e o feedback adquirido pelas redes sociais. Sugerir a utilização de sites compras coletivas não é viável, afinal o lugar sempre possui filas de espera. Podemos dizer que é uma empresa estabelecida no mercado e se diferencia do conceito normal de livraria ou café.
ResponderExcluirA divulgação de promoções ou cardápios especiais via redes sociais talvez seja a melhor sugestão nesse caso. O horário do almoço não costuma ficar tão cheio nem na sexta-feira, dia em que comumente todos os restaurantes ficam cheios.
Pelo que vi a empresa vem utilizando os recursos da web 2.0 para ampliar a divulgação de seus shows e de seus produtos. Porem, acho que ela poderia usar melhor esses recursos. Um exemplo seria utilizar os seus contatos e seguidores para obter um feedback das bandas que ja se apresentaram e dos pratos servidos no local. Assim a casa poderia se preparar melhor para as próximas noites.
ResponderExcluirA empresa realmente utiliza recursos da web 2.0 para melhorar a qualidade dos seus serviços. Imagino no entanto que o Café com Letras poderia utilizar melhor a web para se tornar um exemplo de restaurante inovador aumentando o contato entre a administração do café e os usuários.
ResponderExcluirSe o Café com Letras usa as novas mídias da web? Sim, abri o Facebook para ver e notei que ele se manifesta com regularidade. Mas questiono aqui esse uso de novas mídias, essa onda de social, essa enxurrada de modinhas e palavras que são repetidas à exaustão até que seu significado seja corroído.
ResponderExcluirAo estar numa rede social, no meu modo de ver as coisas, a empresa tem de ser, simplesmente, um de nós. Precisa ter percepção aguçada para saber como se portar. Usuários de redes sociais não querem ter contato com discurso padrão, impessoal, institucionalizado, previsível, genérico, tergiversante. “Sua reclamação foi encaminhada ao departamento responsável”. SOCORRO! Queremos a simplicidade, a sinceridade e cada boi com seu devido nome. Reputação também se ganha ao ter postura justa e transparente na hora do aperto.
Voltando ao caso do Café com Letras e de outras empresas: não basta estar presente na internet, não basta fazer uso das últimas ferramentas e reproduzir como um papagaio os termos da moda. As mídias são MUITO mais que os meios de transmissão. E participação de pessoas não depende do meio. Tomemos um exemplo próximo: o rádio tem participação ativa dos ouvintes e está aí há inúmeras décadas. E para isso uso telefone, outra tecnologia já velha. Entretanto, cada meio tem um comportamento que lhe é particular. As empresas precisam entender isso e se aprender como cada um deles funciona. Do contrário, é irritante e soa falso.
Ah, é, eu tinha que falar de alguma tecnologia para o Café usar. Um Wiki para criação colaborativa de pratos seria uma boa pedida. Mas disso nada resultará se o gerente ou o chef não for até as mesas para saber o que achamos ;)